sábado, 16 de julho de 2011

Laser

É hora de entender um pouquinho sobre o Laser! =) Espero esclarecer algumas dúvidas... é sempre bom entender sobre o que vocês estão pagando e esperando determinado resultado!

Laserterapia é uma técnica que utiliza radiação ultravioleta que é para tratamentos de manchas, rejuvenescimento, herpes, acne e depilação. Esta palavra significa light amplification by stimulated emission of radiation o que significa amplificação da luz pelo efeito da emissão estimulada da radiação. A luz de um laser possui propriedades únicas que a diferenciam de outras fontes luminosas: Monocromática,Coerente e Colimado. A energia do laser pode atingir todas as camadas do tecido. O tratamento a laser é recomendado para todos os tipos de todas as camadas do tecido. O tratamento a laser é recomendado para todos os tipos de inflamações, agudas ou crônicas. Quando o laser atinge a pele, a luz pode ser absorvida, refletida, transmitida ou dispersada. Para que haja efeito clínico é necessário que a luz seja absorvida pelo tecido (Primeira Lei de Fotobiologia de Grotthus-Draper). A energia absorvida é medida em Joules/cm2 e é conhecida como densidade de energia ou fluência. A absorção da luz do laser depende da quantidade de cromóforo presente no tecido e se o comprimento de onda utilizado corresponde às características de absorção daquele cromóforo. Os principais cromóforos endógenos da pele são a água, a melanina e a hemoglobina. O principal cromóforo exógeno da pele é a tinta das tatuagens. A dispersão da energia do laser é inversamente proporcional ao comprimento de onda. E quanto maior o comprimento de onda mais profunda é a penetração da energia do laser.

ACNE
O laser tem atuação na derme profunda, onde estão localizadas as glândulas sebáceas.
Através de um aquecimento intenso nesta região, estas glândulas diminuem sua atividade de secretar sebo para a superfície da pele, melhorando a seborréia e conseqüentemente a acne. Devido a sua atuação na derme, o aquecimento pela laserterapia. Vai promover a formação de um novo colágeno, levando, também, a uma melhora no processo cicatricial da acne que é uma das várias seqüelas.

DEPILAÇÃO

Os lasers e luzes intensas pulsadas mais utilizadas para depilação são os de comprimento de onda entre 600 a 1200 nm que atingem a melanina na haste e no bulbo folicular.

ENVELHECIMENTO

O laser CO2 pulsado(10600nm) tem indicação no fotoenvelhecimento intenso, pois melhora muito a elastose,rítides,discromias e cicatrizes da face. Ocorre destruição da epiderme, há retração e remodelação do colágeno.

TATUAGEM
A absorção da luz do laser depende da quantidade de cromóforo presente no tecido e se o comprimento de onda utilizado corresponde às características de absorção daquele cromóforo. Os principais cromóforos endógenos da pele são a água, a melanina e a hemoglobina. O principal cromóforo exógeno da pele é a tinta das tatuagens.

Beijos!
*Su*

Um comentário:

  1. Parabéns Drª Suelen, pelo Blog e por sua Vida profissional. Sucesso!!!

    ResponderExcluir